"Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura"

De menino sempre imaginei mudar o mundo. Fazer uma grande ação em um ato, mudar algo que estivesse errado ou simplesmente inspirar. Ter quem sabe um mundo melhor, um lugar tomado por sorriso e banhado por lágrimas de felicidade – ou até mesmo de saudade, que dói, mas que não deixa de ser um sentimento bonito. Parágrafo poético. Tal qual o sonho de um menino.

Daqueles que todo garoto tem. Ser bombeiro, policial, astronauta, detetive, cowboy... apenas ser. Caminhos que para a maioria permanece apenas nas lembranças de infâncias. Ao lado de memórias como o cheiro de terra molhada que tomava o ar depois de cada chuva e que sempre pedia um rolê de bicicleta. No fim tudo se resume ao desejo de não passar incólume por esse mundo – “mundo, mundo vasto mundo”.

O discurso pode até soar piegas. Mas apenas para aqueles que não construíram mundos medievais ou portos piratas em peças de Lego. Ou disparou flechas em Fortes Apache ou protagonizou tiroteios com Comandos em Ação. Não importa a história sempre haverá o “mocinho” que sai vitorioso. Este definido de maneira arbitrária pelo desejo do garoto.

É certo que tudo isso sempre foi brincadeira de um menino. O mesmo menino que em folhas escondidas guardava poemas. Versos que sempre ao fim rimavam. Rimas tão ricas quanto bobeira com escumadeira. Em termo de versos basta apenas o entendimento que vem do coração.

Aquele menino que em cadernos distribuía textos, histórias imaginárias e mapas de tesouros há muito esquecidos. Porventura o menino cresceu e a imaginação pareceu minar. Pelo menos se tornou mais mundana e não tão afeita em versar sobre o inimaginavelmente fantástico. Apenas realismo transcrito em pautas impressas em papel jornal.


O menino cresceu e fez de sua profissão algo que possa vir a tocar o mundo. Um sonhador nunca deixa de ser um sonhador, mas o que é preciso perceber que por todo esse caminho percorrido algo já mudou: o espírito. Mas e o mundo? Ah meu camarada, esse sim, tá bem mudado!

P.S.: O título dessa postagem é um escrito de Charles Bukowski. E aqui, no Admiral Freebee, deixamos essa homenagem ao velho Buk.

3 comentários:

  1. São tantos sonhos, queremos mudar o mundo, mas o importante é crescer sem perder a essência de criança, ótimo texto faz refletir no que sonhavamos/desejavamos e o que nos tornamos, bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto bacana. Os sonhos são algo que vem desde a infância as vezes mudam porque nós também mudamos, e muita das vezes são esses sonhos que define o caminho que decidimos trilhar. bjs~
    www.luvdrawing.com.br

    ResponderExcluir
  3. Belo texto. Nos leva a refletir bastante. Eu realmente parei por alguns minutos e pensei: pq nossa opinião/desejos/sonhos mudam tanto? Sonhos de criança são lindos e mesmo achando que são meros sonhos infantis, eles influenciam de alguma forma em nosso futuro. Muito bom. Adorei!

    ResponderExcluir