Resoluções de botequim

Tem dias que a cabeça simplesmente não desliga. Não há nada o que fazer diante do turbilhão de pensamentos e lembranças. É certo que nesses casos o corpo vai pedir alguns cigarros e algumas doses de uma bebida forte. E era assim que Charles se sentia quando se dirigia ao boteco da esquina.

Era impressionante que ainda frequentava aquele lugar. A cerveja até que tinha um preço justo – assim como a cachaça, o conhaque ou o uísque. E as conversas de balcão até que conseguia ser interessantes às vezes. Mas o dono da espelunca insistia em colocar um sertanejo bem alto pra tocar. E isso é daquelas questões culturais que não valem a pena serem discutidas. É muito esforço despendido a troco de nada.

E pra tornar tudo pior o sertanejo era daqueles chamados de universitário. Se fosse uma moda de viola até que cairia bem. Sobretudo se acompanhado de uma boa dose de cachaça daquelas fabricadas no interior e que a cada trago golpeia o nosso peito com tanta força que nos levam há deixar um pouco os problemas de lado. Mas com certeza seria demais pedir isso.

Ainda assim, Charles sentou-se no balcão e pediu a sua primeira cerveja. A partir daí, as garrafas se sucediam em uma velocidade impressionante. Assim como os cigarros. No velho som do botequim as caixas de som despejavam em alto som uma daquelas terríveis letras:

“Olha eu aqui de novo jogado na mesa 
Um milhão de perguntas, só uma certeza
Vou beber mais uma, pra te esquecer (...)”

Charles, com o olhar o perdido, começava a entender aquele lamento “sertanejo”. A falta que sentia Dela começava a apertar o seu coração. As lembranças felizes se misturavam com as infelizes. E mais um gole, e outro gole, e outro gole, e outro gole... Aos poucos se sentia dentro daquela letra que castigava os seus ouvidos.

“É só eu melhorar, que você sempre aparece (...)” – segue a canção sem dar descanso.

Naquele momento, Charles começava a se sentir incomodado. Um pequeno sentimento de raiva tomava o seu corpo. Não podia aceitar aquela situação: bêbado e embalado por aquela música. Levantou-se decidido a por um fim naquela situação e a nunca perdoar aquela mulher que quase o fez se afeiçoar por uma canção do sertanejo universitário. E pior: estava a um triz de começar a cantar. Mas, decidido, colocou um ponto final nessa triste história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário